18.10.07

Sobre o Projeto

O Projeto Inspiração foi criado a partir das experiências e práticas de ateliê de pintura pelos participantes da Oficina de Artes Plásticas do Cecco do Parque do Ibirapuera no segundo semestre de 2007.

O nome do projeto foi escolhido pelos participantes para começar o desafio proposto pela Artista Educadora Juliana: produzir uma pintura sem utilizar cópia ou modelo algum, situação bastante comum para os participantes.

"Para onde quer que eu vá, eu levo um valioso recurso: a minha própria imaginação." 

De onde vem a minha inspiração?
Qual o caminho para criar?
Qual a diferença entre cópia e criação?
O que é um artista?
O que eu produzo tem valor? É bonito?
O que é ser bonito e o que é ter valor?
Será que eu sou capaz de expressar por meio da arte o que eu desejo expressar ou as idéias que eu tenho?

A partir da discussão sobre os caminhos da criação artística e a reflexão sobre a expressão pessoal de cada participante, surgiu o desafio de se produzir na Oficina obras em óleo sobre tela que instigassem este primeiro passo para a descoberta de um caminho próprio na expressão artística.

A intenção deste Projeto foi levar o participante a produzir trabalhos utilizando sua criatividade e, a partir daí, tornar possível a percepção e valorização de seus traços, idéias e sentimentos, que estavam desvalorizados pelo costume em se reproduzir em tela trabalhos de outros pintores ou eram completamente desconhecidos por eles.
Com isto, chegamos a um início de autonomia para a expressão artística, mostrando a todos que é possível criar sem copiar, e o que é melhor: gostar do que se produz.

O Projeto teve duração de doze encontros, às quintas-feiras, de agosto a outubro de 2007.

Participantes:

Ademar Quintilhano de Oliveira
Alexandre Nunes de Lima
Cefisa
Denilda de Oliveira
Lucia Marrie Negrão
Regina Celis Pedroso

Artista Educadora: Juliana Cordaro
Psicóloga: Laís Biaggi

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a todos pelos lindos trabalhos. Continuem se expressando, busquem em si o que é importante e transformem isso em arte!

Belo trabalho, dona Juliana!

Anônimo disse...

Excelente iniciativa! Que trabalho mais lindo! Parabéns a todos os participantes.

Anônimo disse...

Parabéns a toda a equipe!

Unknown disse...

Parabéns à todas e todos, primeiramente!
Faço o comentário aqui, dos quadros, para que seja sobre todas as artes e não uma específica!
Pessoas, valorizem esta relação subjetiva com o mundo atravéz da ARTE. No mundo de hoje temos tantos problemas que mau comprimentamos as pessoas ((( somos todos solitários em um ônibus lotado ))) e a ARTE pode produzir uma alteração desta situação.
Parabéns, novamente, e tornem-se
ARTEiros...
Abraços

Gabriela Cordaro disse...

Dıfıcıl escolher um unico trabalho para comentar. Todos tao bonıtos e dıversos. Gostei de ver como cada ser humano e potente e especıal na sua dıferenca. Parabens a todos.

Anônimo disse...

ola gente. que bom ver esse tipo de trabalho acontecendo. vejo que cada um pode expressar seus ideias-sentimentos, dar asas, formas, cores a imaginaçao. minhas saudaçoes a todos.